O Município de Azambuja formalizou, no dia 20 de fevereiro, a sua adesão ao movimento Cidade dos Afetos constituindo o 19º município a associar-se a esta causa.
O protocolo de adesão foi assinado pelo presidente da Câmara Municipal de Azambuja – Luís de Sousa, pela diretora executiva do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Estuário do Tejo – Dra. Sofia Theriaga, e pelo coordenador da respetiva Unidade de Saúde Pública – Dr. João Pedro Machado. Pela parte do grupo fundador do movimento, atestaram esta adesão da Câmara Municipal de Azambuja o Dr. Mário Durval – Delegado Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, e o Dr. Jorge Nunes – Delegado Coordenador do ACES Oeste Norte. A sessão contou, ainda, com a presença da Vereadora Sílvia Vitor, responsável por pelouros como a Educação, a Saúde e a Ação Social.
As várias intervenções ouvidas na cerimónia foram unânimes numa ideia, a melhor forma de combater a violência e de reduzir a conflitualidade no mundo complexo em que vivemos é trabalhar pela positiva, promovendo o respeito e o afeto. Como forma de selar o protocolo e confirmar as palavras proferidas, todos os presentes trocaram um caloroso abraço.
Os organismos aderentes ao movimento Cidade dos Afetos – criado em 2014 – comprometem-se, nomeadamente, a apoiar as iniciativas da comunidade que possam desenvolver a afetividade entre os cidadãos e entre as instituições, a tentar captar mais parceiros para o movimento e a promover anualmente a designada semana dos afetos.
Refira-se que o Município de Azambuja já teve uma primeira iniciativa, por ocasião do Dia Mundial dos Afetos – 11 de fevereiro. Neste dia, foram distribuídos por todos os serviços municipais e pelas escolas cerca de mil postais intitulados “O Abraço”, postal esse que cada pessoa pode personalizar e enviar a quem quiser dirigir a sua mensagem de afeto.