A atividade decorreu na biblioteca municipal de Alpiarça, com a participação das crianças do Jardim de infância e dos utentes do centro de dia da Fundação José Relvas, no dia 09 de fevereiro.
Todos os participantes assistiram à leitura de uma história intitulada “Obrigada” do autor Rocio Bonilla( editora: Jacarandá Editora, Março 2022).
A história conta como uma avaria inesperada, transforma a vida num bairro onde os vizinhos não se conheciam, nem falavam uns com os outros. Graças à curiosidade e à empatia, os vizinhos descobrem como podemos ajudar o próximo, quer seja vizinho na rua, prédio, bairro, na escola…
Uma história de convivência e relações humanas. Uma história sobre todos nós.
No final da história os participantes partilharam algumas das suas experiências com os seus vizinhos e cada criança entregou a um dos utentes do Centro de dia, um cartão com uma palavra alusiva aos afetos, como por exemplo “amizade”, “partilha”, “ajuda”, “abraço” etc. e as crianças também receberam um trabalho elaborado pelo grupo do centro de dia.
Como elementos da USP Lezíria frisámos a importância destes momentos de intercâmbio geracional e da reflexão conjunta sobre as relações interpessoais que fomentem a amizade, a entreajuda e a empatia entre as pessoas, de forma a que tenhamos uma sociedade mais humanizada, que apoia aqueles que são menos capazes ou que se encontram em situação fragilizada. Atividades como esta promovem uma maior afetividade entre as pessoas, contribuem para a diminuição da violência, da agressividade gratuita e dos conflitos inúteis, promovendo maior urbanidade, coesão social e tolerância, valores essenciais a uma comunidade desenvolvida e que é um dos objetivos do movimento “Cidade dos afetos”.