A cidade de Sines acolheu a 10 de dezembro de 2024, no Auditório do Hotel Seaview, o I Encontro das USP “Cidades dos Afetos”, iniciativa coorganizada pela Associação para a Promoção das Cidades dos Afetos (APCA), Câmara Municipal de Sines e Unidade de Saúde Pública Alentejo Litoral, surgiu como uma oportunidade valiosa para refletir sobre a importância das relações afetivas nas comunidades. Desde a assinatura do protocolo de adesão das primeiras Cidades dos Afetos em 2014, o movimento cresceu, abrangendo atualmente 21 cidades de diversas regiões, do Minho ao Alentejo.
A anfitriã da jornada, a dedicada Técnica de Saúde Ambiental Lola Monteiro, conduziu os presentes em uma encantadora e bem-humorada viagem.
A sessão de abertura deu o tom para um dia repleto de reflexão e partilha e contou com a presença de figuras proeminentes como o Presidente da APCA Mário Durval, a Médica de Saúde Pública Sara Letras, em representação do Delegado de Saúde Regional do Alentejo e o Vice-presidente Fernando Ramos, em representação do Presidente da Câmara Municipal de Sines.
Em debate estiveram os temas “Movimento Cidades dos Afetos e o futuro” – Mário Durval -APCA; “Escola de Afetos, escola de sucesso” – Bernardete Almeida – Agrupamento de Escolas de Sines e Fátima Neve – Unidade Local de Saúde Oeste; “Envelhecer com afetos” – Manuela Filipe – Cruz Vermelha Portuguesa Delegação da Costa do Estoril, Vanessa Rolim e Joana Conceição – Câmara Municipal de Óbidos; “Cidades dos Afetos, como?”– Teresa Bacelar – Câmara Municipal de Oeiras e Constança Carvalho – ULSO.
O período da tarde, iniciou-se com a criação de quatro grupos de trabalho com o objetivo de refletirem sobre o futuro do Movimento Cidades dos Afetos, elaborando listas com propostas de estratégias de desenvolvimento global, pressupostos de adesão das cidades, critérios de adesão das Escolas de Afetos e compromissos de adesão de empresas e instituições. No final o porta-voz de cada grupo enfatizou os resultados obtidos apresentando a todos os participantes as principais ideias/vetores/conclusões/desafios.
A sessão de encerramento foi marcada pela presença de personalidades de destaque Diogo Sousa Gomes, em representação da Presidente da APSAi, Zaida Alves, em representação da Presidente do CA da ULSLA, e Jorge Nunes Vice-Presidente da APCA. Todos eles sublinharam a relevância das parcerias e do trabalho conjunto na promoção de comunidades que priorizem o bem-estar e os laços afetivos. Ressaltaram ainda a necessidade de fortalecer o movimento, destacando o protagonismo dos profissionais de saúde pública na implementação de iniciativas que consolidem as Cidades dos Afetos como referência em qualidade de vida e saúde integral.
Este evento contou com a parceria institucional da Associação Portuguesa de Saúde Ambiental (APSAi), da USP Arnaldo Sampaio e da USP Zé Povinho.