Comemorações do Dia dos Afetos em Vila Franca de Xira

Vila Franca de Xira assinalou as comemorações do Dia dos Afetos, 11 de fevereiro, com uma “Operação-Abraço”, onde os alunos de várias escolas do 1.º ciclo de escolaridade surpreenderam alguns automobilistas com demonstrações alusivas à temática.

A ação que decorreu em Vila Franca de Xira, no Largo Marquês de Pombal (largo da estação da CP) e na Praceta da Justiça (junto ao tribunal judicial), resultou da parceria entre a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, a Polícia de Segurança Pública (PSP), a Associação para o Bem-Estar Infantil (ABEI), a Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira e o Agrupamento de Escolas Alves Redol. Assente no lema “Escola de Afetos, Escola de Sucesso”, as crianças do 1.º ciclo de escolaridade de Povos, da Dr. Vasco Moniz, da Álvaro Guerra e da ABEI, com o apoio da PSP que promoveu a “operação stop”, surpreenderam os condutores com demonstrações de afetos, numa dinâmica que, envolvendo a comunidade, resultou numa iniciativa que gerou comportamentos muito positivos, alcançando-se o objetivo primordial: reconhecer a importância da demonstração dos afetos na saúde e bem-estar de todos.

O projeto “Município dos Afetos”, é um movimento assente nas escolas com base no lema “Escola de Afetos, Escola de Sucesso”, com o objetivo de mobilizar toda a comunidade para o desenvolvimento de atividades que apliquem a componente afetiva, de modo a promover o bem-estar e os estilos de vida saudáveis, sendo que a sua operacionalização vai estar a cargo da CMVFX e da Unidade de cuidados na comunidade VFX (UCCVFX).

A adesão da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, juntamente com o agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Estuário do Tejo ao Movimento “Cidade dos Afetos” foi celebrada com a assinatura do Compromisso no dia 10 de outubro de 2019.


©2020 Cidade dos Afetos

Log in with your credentials

Forgot your details?