Câmara Municipal de Redondo distribuiu Afetos em Semana dedicada ao Tema

No âmbito da Semana dos Afetos, que se assinalou na semana de 10 a 14 de fevereiro de 2020, foi realizado um conjunto de atividades nos Centros Escolares de Redondo e Montoito, montes isolados (SOS Afetos), Obra de São José Operário, Santa casa da Misericórdia de Redondo e Terceiro Éden.
Sendo que em cada dia se procurou destacar uma atitude de manifestação de afeto, iniciámos a semana, em ambos os Centros Escolares, com o “Dia do Abraço”, na companhia de dois palhaços que distribuíram abraços pelas crianças durante o intervalo.


O Dia do Aperto de Mão foi assinalado nos Centros Escolares e contou com a presença em Redondo de dois mimos e em Montoito com a “Maria” e o “Manel”, um casal de idosos bem caraterístico que apertou a mão e distribuiu afetos às crianças durante o intervalo.


O tema “O Amor é…” foi celebrado no dia 12 de fevereiro no Centro Escolar de Montoito e no dia 13 no Centro Escolar de Redondo, ambos com a participação de um grupo de idosos, proporcionando o contacto intergeracional na promoção de jogos tradicionais no intervalo (ex.: saltar à corda, jogo do elástico, jogo do lencinho da botica, entre outros). Para além disto, os participantes tiveram a oportunidade de dizer o que para si é o amor, enaltecendo este sentimento e demonstrando que não existe idade para a sua definição.


Também as famílias que residem nos montes isolados e as que são acompanhadas pelo SOS Afetos, bem como as instituições de apoio à terceira idade, foram abrangidas pelo tema “O Amor é…”. A atividade desenvolvida permitiu aos participantes elaborar e escrever um cartão em forma de coração, para posteriormente oferecerem aos seus entes queridos, bem como refletir sobre os mais variados temas: afetos, a importância de ouvir um bom dia, a mais valia de um abraço e de um aperto de mão, a escuta ativa e o amor – aquele que nos move.


Durante toda a semana, esteve disponível nos dois Centros Escolares um mural dos afetos para que as crianças pudessem colocar fotos suas com os seus familiares, apresentando assim à comunidade escolar, as suas famílias e os momentos partilhados.


A semana nos Centros Escolares terminou com a elaboração de mensagens pelas crianças a serem distribuídas entre elas ou para oferecer a alguém especial. Esta atividade teve a colaboração das professoras titulares das respetivas turmas.


©2020 Cidade dos Afetos

Log in with your credentials

Forgot your details?